Circulares

Circular 02

 

Prezados Participantes,

Como tivemos de prorrogar o prazo de encerramento das inscrições, informamos que o período de envio das cartas de aceite também foi alterado, conforme:

De:  13/05 a 17/05

Para: 25/05 a 01/06/24

 

Com relação ao período de pagamento da taxa de inscrição, os prazos continuam os mesmos, a saber:

Período

 

 

Categoria

De 20/05 a 05/06/2024

De 06/06 a 11/06/2024

Com apresentação comunicação

Sem apresentação comunicação

Com apresentação comunicação

Sem apresentação comunicação

Alunos de pós-graduação

30,00

40,00

55,00

65,00

Professores/Pesquisadores

60,00

70,00

85,00

95,00

 

Como o pagamento será feito via pix, enviamos abaixo os dados da chave:

pix: semanasimposioletras@ufop.edu.br

Banco: 104 – Caixa Econômica Federal

Conta poupança: 000764844473-0

Agência: 2923

Operação: 1288 (esse dado nem sempre é solicitado)

 

 

Solicitamos, por gentileza, que nos seja enviado o comprovante da transferência via e-mail semanasimposioletras@ufop.edu.br  a fim de que possamos atualizar nossos controles.

Até breve!!

Comissão Organizadora

 

 

 

 

Circular 01

A XVII Semana Nacional de Letras e o IV Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, neste ano, contarão com a parceria do Departamento de Letras/ Programa de Pós-Graduação em Letras, da Pontifícia Universidade Católica de Minas – PUC Minas. O tema, que pretendemos esteja subjacente às conferências, palestras, mesas-redondas, é Tempo, Espaço, Linguagem. O evento será totalmente presencial e ocorrerá no período de 24 a 27 de junho de 2024, nas dependências do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), campus de Mariana.

1 - Como é possível participar?

O participante– dentre as categorias: alunos de graduação e de pós-graduação, professores da educação básica e professores/pesquisadores – poderá se inscrever no evento:

(i) com apresentação de pôster – apenas alunos de graduação;

(ii) com apresentação de comunicação em simpósio temático (ST) – para todas as categorias;

(iii) sem apresentação de comunicação – Ouvinte - (caso haja interesse em receber certificado de participação)

 

2 - Como e quando se inscrever?

2.1- Alunos de Graduação e Professores de Educação Básica:  

Aqueles que têm interesse em apresentar pôster ou comunicação em Simpósios Temáticos deverão encaminhar o resumo via site do evento https://xviisemanacionaletrasivsimp.ufop.br/, na aba Inscrição.

Obs.: Essas duas categorias estão isentas de pagamento da taxa de inscrição.

Categoria

Período de inscrição

Aluno de Graduação com apresentação de Trabalho (pôster ou comunicação)

De 12/03 a  10/05/2024

Aluno de Gradução sem apresentação de trabalho  (Ouvinte)

De 12/03 a  22/06/2024

Docente de Educação Básica com apresentação de Comunicação

De 12/03 a  10/05/2024

Docente de Educação Básica sem apresentação de Comunicação (Ouvinte)

De 12/03 a  22/06/2024

 

2.2- Alunos de Pós-Graduação e Professores-Pesquisadores: Aqueles que têm interesse em apresentar   comunicação em Simpósios Temáticos deverão encaminhar o resumo  via site do evento https://xviisemanacionaletrasivsimp.ufop.br/, na aba Inscrição, Envio de resumo.

O pagamento da inscrição deverá ser realizado somente DEPOIS de recebida a carta de aceite.

Aqueles que, por algum motivo, não forem agraciados com essa carta, convidamos a estar conosco nas diversas discussões que o evento está propondo.

Categoria

Período

Aluno de Pós-Graduação e Professor/Pesquisador com apresentação de Comunicação

De 12/03 a  10/05/2024

Aluno de Pós-Graduação e Professor/Pesquisador  sem apresentação de Comunicação (Ouvinte)

De 12/03 a  22/06/2024

 

3 - Quais são as orientações para a apresentação de comunicação e de pôster?

3.1 Instruções gerais

3.1.1– Os trabalhos – comunicações e pôsteres – poderão ser apresentados em coautoria de até três autores – nesse caso, é necessária a presença de pelo menos um desses autores para a apresentação do trabalho.

3.1.2 – Todos os coautores devem fazer sua inscrição; aqueles que não o fizerem não receberão certificado;

3.1.3 - O autor poderá participar de mais de um ST, entretanto a Comissão Organizadora não se responsabiliza pela concomitância de datas e horários, cabendo ao participante decidir, caso haja coincidência de período de ocorrência de ST, de qual Simpósio ele pretende participar. 

3.1.4 - Uma vez aceito o trabalho, a carta de aceite será enviada pela Comissão Organizadora ao participante por meio do email cadastrado o da inscrição;

3.1.5 - Após o recebimento da carta de aceite, todos os Alunos de Pós-Graduação e Professores-Pesquisadores, que são autores e coautores, deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, cujas instruções de como proceder estão disponíveis nesse site;

3.1.6 - Caso o resumo submetido – de comunicação ou de pôster - não seja aceito, o interessado receberá indicação para inscrição como participante sem apresentação de trabalho. Nesse caso, em se tratando das duas categorias pagantes, é necessário fazer a inscrição e pagar a taxa;

3.1.7 -  O número total de trabalhos aceitos está condicionado à capacidade de espaço do ICHS/UFOP;

3.1.8 - Serão emitidos certificados individuais aos autores de trabalhos, mediante assinatura de presença que ateste a apresentação do trabalho na modalidade específica por, pelo menos, um dos autores.

3.1.9 – As categorias dos não pagantes – discentes de graduação e docentes da educação básica – deverão comprovar sua situação no momento da inscrição – os discentes deverão enviar cópia de comprovante de matrícula referente a 1º./2024 – os docentes deverão enviar o cabeçalho do contracheque

3.2 – Normas para submissão de resumo – comunicação e pôster

O resumo deverá conter: título, objetivos e quadro teórico-metodológico (fonte:   Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, sem parágrafo e sem referências; deverá ter, no mínimo, 200 e, no máximo, 250 palavras). Alunos de graduação deverão indicar, seja no resumo da comunicação, seja no resumo do pôster, o nome do/a Orientador/a;

3.3 – Normas para confecção do pôster:

(i) O título do trabalho no pôster deve ser idêntico ao do título do resumo;

(ii) As dimensões do pôster devem ser de 1,20m de altura e 80cm de largura;

(iii) No pôster, devem constar: título do trabalho, nome do autor e do orientador, agência de fomento (no caso de bolsistas) e dados da pesquisa, apresentados nessa sequência;

(iv) Para melhor visualização do trabalho, utilizar fonte (letras) simples e com tamanho que permita a leitura rápida e a dois metros de distância.

(v) A presença de, pelo menos um autor, no caso de coautoria, no horário estabelecido para a apresentação do pôster é obrigatória.

(vi) Cada autor é inteiramente responsável por seu material bem como pela afixação do pôster no local destinado aos trabalhos e por seu recolhimento ao final das apresentações.

(vii) O autor do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o tempo da sessão para responder às questões dos interessados.

3.4 – Orientação para submissão dos trabalhos

Todos os resumos, nas duas modalidades aceitas – comunicação em ST ou pôster -, deverão ser enviados via site do evento https://xviisemanacionaletrasivsimp.ufop.br/

4 – Sobre os prazos

4.1 – Período de envio de Resumo: (2024 e/ou Pôster):    De 12/03 a 10/05/2024       

4.2 – Período de envio de carta de aceite:         De 13/05 a 17/05/2024

 

4.3 – Período de pagamento da taxa

                          Período

 

 

Categoria

De 20/05 a 05/06/2024

De 06/06 a 11/06/2024

Com apresentação comunicação

Sem apresentação comunicação

Com apresentação comunicação

Sem apresentação comunicação

Alunos de pós-graduação

30,00

40,00

55,00

65,00

Professores/Pesquisadores

60,00

70,00

85,00

95,00

 

4.4 – Dados bancários e chave pix

Banco: 104 – Caixa Econômica Federal

Agência: 2923

Operação: 1288 (essa dado nem sempre é solicitado)

Conta poupança: 000764844473-0

Chave pix: semanasimposioletras@ufop.edu.br

 

Obs.: O comprovante de depósito ou de transferência e/ou de transferência PIX deverá ser encaminhado para o email do evento: semanasimposioletras@ufop.edu.br

 

5– Publicações

Depois de terminado o evento, serão disponibilizadas as normas para publicação dos artigos completos.

 

6 – Sobre a política de reembolso

Caso haja desistência da apresentação de comunicação no ST, o participante desistente deverá encaminhar uma solicitação ao email do evento semanasimposioletras@ufop.edu.br  

(i) Para as solicitações enviadas até 07 (sete) dias após o pagamento da inscrição, conforme determina o código de Defesa do Consumidor, está previsto o direito à devolução integral, em valor exatamente igual ao recebido pelo Evento.

(ii)  Para pagamentos realizados via PIX, transferência ou depósito bancário, o valor será devolvido para a mesma conta bancária, em até 24h00 úteis.

 

Obs.: A devolução apenas ocorrerá no caso de desistência do Participante. Caso o pagamento da inscrição ocorra antes de o Participante ter a confirmação/ ou não confirmação do Aceite do trabalho (para as categorias pagantes), essa devolução não ocorrerá.  Por isso é importante a leitura integral desta Circular!

 

Aguardamos toda a Comunidade Acadêmica!

Comissão Organizadora